Com polo tecnológico, Passeio Primavera vira reduto do empreendedorismo criativo


Data: 28/06/2022

Complexo multiuso sedia a maior associação de tecnologia de Santa Catarina; espaço capacita novos empreendedores e fomenta soluções inovadoras para o mercado.

É no interior da infraestrutura multiuso do open mall (“shopping a céu aberto”) Passeio Primavera, em Florianópolis, que está instalada a sede corporativa da Associação Catarinense de Tecnologia — a Acate Primavera. Criada em 1986, a entidade é a principal representante do empreendedorismo inovador do Estado, ao contabilizar 1,5 mil empresas associadas. Além de implementar ações de incentivo ao setor tecnológico da região e de atuar em parceria com grandes empresas, a Acate é base de apoio para centenas de startups e negócios emergentes que buscam suporte técnico para prosperar e se consolidar no mercado.

Startups, para quem ainda não entende esse conceito, são empreendimentos com grande potencial de crescimento no curto prazo porque apresentam soluções inovadoras ao mercado. Elas operam sob modelo de alto risco por necessitarem continuamente de investimentos externos para se expandirem. Parte das startups consegue ter estrutura escalável e replicável. Isso significa que muitas delas evoluem mantendo uma estrutura inalterada de despesas, ainda que consigam replicar o próprio modelo de negócio de forma mais abrangente.

São por esses e outros detalhes que tornam o trabalho de entidades como a Acate tão importante para o futuro. No Centro de Inovação da Acate Primavera, por exemplo, existe um programa chamado “LinkLab”, considerado pioneiro no assunto, pois se trata de um espaço estratégico de intermediação empresarial, que aproxima grandes e médias empresas a diversas startups, para que estas possam apresentar serviços e projetos e, desta forma, consigam atrair investidores.

Com papel semelhante ao do programa LinkLab, ainda na sede da Acate Primavera, existe a Incubadora MidTec: um ambiente planejado que “abriga” negócios ainda em desenvolvimento e que disponibiliza mecanismos para impulsioná-los a ponto de se tornarem, finalmente, sustentáveis. Fornece tanto apoio gerencial e jurídico quanto técnico, como serviços de recepção, internet, telefone e salas de reunião. A incubadora é responsável pelo surgimento e pela capacitação de mais de cem empresas, o que gerou, direta e indiretamente, milhares de postos de trabalho nos últimos anos. Essa mesma incubadora já foi eleita, diversas vezes, como a melhor do país pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Acate Experience e experiência no ‘metaverso’ de polo tecnológico

A sede da Acate ocupa uma área de mais de 6 mil metros²  do espaço total do complexo de convivência Passeio Primavera, que tem aproximadamente 32 mil metros² e onde, ainda por cima, existem lojas e restaurantes, além de uma praça densamente arborizada. Tudo de forma interligada. Também dentro da sede da Associação Catarinense de Tecnologia, o público terá acesso ao espaço Acate Experience, que tem, na recepção do local, um robô cuja inteligência artificial é capaz de recepcionar e de repassar informações aos visitantes. Além disso, os interessados têm a oportunidade de usar óculos de realidade virtual para viver uma experiência no ‘metaverso’ da Acate e, assim, por meio dessas lentes de tecnologia avançada, “viajar” pelas instalações do centro de inovação, bem como por outras unidades, como a de Chapecó.

Modelo colaborativo permite crescimento em conjunto

Outros serviços de destaque encontrados pelo Passeio Primavera são os espaços que fomentam o modelo colaborativo de empreendedorismo — os modernos e interativos ambientes de coworking. Esses locais concentram diversas empresas e ideias. Ou seja, diferentes empreendedores se aproveitam do mesmo ambiente para executar e compartilhar projetos, dividir despesas, estreitas laços comerciais e, por conseguinte, progredir simultaneamente.

Pode-se dizer que os escritórios de coworking seguem em ascensão no Brasil. Um estudo recente da Newmark, consultoria especializada no setor imobiliário, aponta que já existem 1,6 mil unidades desse tipo espalhadas pelo país. Alguns fatores que podem justificar a alta procura desses espaços são as facilidades que eles oferecem.

Exemplo: um grupo de empreendedores que recorrem a esse ambiente de trabalho não precisam se preocupar tanto com locação de endereço, necessidade de fiador, decoração e montagem de escritório ou até mesmo com a negociação direta com operadoras de telefonia e internet, uma vez que esses serviços já estão disponíveis no coworking. Outro ponto positivo é que tais empresários e demais colaboradores podem pagar menos, caso queiram usar esses espaços somente em dias e horários esporádicos, seja porque planejam trabalhar em regime híbrido (presencial e home office), ou porque apenas desejam realizar reuniões e tomar decisões pontuais.

No Passeio Primavera, espaços dessa natureza podem ser acessados não apenas na sede da Acate, que ainda dispõe de um auditório para realização de seminários e workshops, mas também no ambiente administrado pela Impact HUB, que se apresenta como uma comunidade global de empreendedores. São propostas de compartilhamento de conteúdo que são potencializadas pela infraestrutura de um complexo que prioriza as atividades ao ar livre. Tal infraestrutura é apoiada em um espaço totalmente integrado, que conecta, de forma inteligente, escritórios de empresas, lojas e serviços à natureza, a uma praça de convivência e a uma diversidade gastronômica incrível, o que cria uma atmosfera similar à de um bairro planejado, onde necessidades habituais podem ser sanadas com conforto e segurança ao passo que diálogos e encontros produtivos ocorrem a todo momento. 

Ambientes com essas características, na opinião de especialistas, vieram para ficar de vez, pois são cases de sucesso quando usadas como estratégias que buscam assegurar ganho de performance profissional.

“Espaços fechados, do tipo que não é possível identificar se é dia ou noite, com salas individualizadas que não permitem interação entre as pessoas, com pouca iluminação natural ou de pouca troca de experiências, ainda refletem relações de trabalho do passado e dificultam a inovação e produtividade por não estimularem o compartilhamento de informações, experiências e criatividade”, afirma Juliana Guimarães, especialista em empreendedorismo.

Ainda segundo Guimarães, as empresas já perceberam – e a pandemia do coronavírus deixou ainda mais explícito –,  que é possível até aumentar produtividade, inovação e, consequentemente, os resultados, quando as relações humanas são incentivadas com autonomia e responsabilidade.

“Construções com áreas de convivência maiores, estações de trabalho rotativas, áreas verdes e espaços de descompressão já são realidade, principalmente, porque a relação de trabalho híbrida (parte presencial e outra parte home office) já se mostrou como o caminho para reduzir custos fixos e otimizar as relações humanas,” complementa.

Muito mais do que um shopping center

Além do polo tecnológico citado acima, não é exagero dizer que dá para se fazer uma infinidade de coisas caminhando pelo complexo Passeio Primavera, localizado às margens da Rodovia SC 401, no Bairro Saco Grande, em Florianópolis. Dentro do espaço de convivência, além de negócios, os visitantes encontram uma variedade de opções, como barbearia, salão de beleza, cooperativa de crédito. No local você encontra também serviços de lavanderia e passadoria.

Se você gosta de flores, arranjos e de jardins impecáveis, você precisa conhecer a Primavera Garden, especializado em decoração, buquês e também em artigos de presente, que já está há mais de 30 anos no mercado.

Além de todas essas opções de serviços, existem bistrôs e restaurantes em operação no Passeio Primavera, que atendem todos os clientes, desde o café da manhã até o jantar. A lista completa com os nomes dos estabelecimentos gastronômicos pode ser conferida no site oficial do empreendimento, neste link. São opções que trabalham com cardápios variados e que ressaltam tanto a culinária brasileira quanto a internacional  

Para a alegria do público infantil, o local tem um espaço que é, ao mesmo tempo, uma brinquedoteca e uma casa de festas temáticas. Aos fins de semana, a unidade costuma organizar eventos especiais e esportivos ao ar livre para toda a garotada. O valor da programação varia conforme o tipo de atração, que é monitorada sempre por uma equipe experiente de animadores e educadores.

Outra atração é a famosa praça do Passeio Primavera – lugar devidamente pensado para proporcionar momentos de lazer e de relaxamento para todos. Nesta praça, as crianças podem andar de bicicleta ou de patins, brincar no espelho d’água. A área encanta, principalmente, pelos detalhes liderados pelo verde da natureza.

E para completar a diversão, o espaço de convivência da capital catarinense mantém uma agenda cultural diversificada e mensal. Entre as atrações, estão shows musicais ao vivo com artistas locais e independentes, apresentações teatrais e exposições.

Grupo Pedra Branca

O empreendimento Passeio Primavera é gerenciado pela Passeio Endereços – empresa com longa experiência de mercado, especializada na ativação e gestão de imóveis comerciais e que tem como missão apoiar o desenvolvimento de ambientes sustentáveis e ações que fomentem a interação social. Tais endereços imobiliários  ganharam reconhecimento nacional por causa do conceito urbanístico inovador, que prioriza o bem-estar e as necessidades do público de cada região alinhados com a vocação do setor empresarial de determinada área.

A Passeio Endereços integra o Grupo Pedra Branca, que nasceu há 20 anos, a partir da idealização de um loteamento que deu origem ao premiado bairro Cidade Pedra Branca, em Palhoça, na Grande Florianópolis – referência nacional e internacional em urbanismo sustentável planejado. Ancorada no conceito de “morar, trabalhar, estudar e se divertir ao alcance de uma caminhada”, criou um bairro que integra condomínios residenciais, edifícios corporativos, lojas comerciais e espaços de lazer qualificados. 

Em 2013, a Pedra Branca Empreendimentos Imobiliários, Incorporadora e Construtora, formatou o Passeio Pedra Branca, o shopping a céu aberto do bairro, que reúne, atualmente, +50 operações comerciais e de serviços. Dois anos mais tarde, o Grupo Pedra Branca deu origem a uma nova empresa, a Passeio Primavera, estendendo para a Ilha de Santa Catarina o conceito de shopping a céu aberto, que hoje reúne 70 empresas instaladas e já se consolidou como importante polo de gastronomia e de serviços da cidade. 

Confira o publieditorial no site do ND

Comentários
Receba novidades do Passeio Primavera:
A Cidade Pedra Branca respeita sua privacidade!

Nosso site utiliza cookies para aperfeiçoar sua experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies (criar botão aceitar e um de configurações para o cliente escolher selecionar as definições de cookies).