A maior marketplace especializada em contratar profissionais de TI da América Latina está no Passeio Primavera

Grandes empresas como a Amazon, B2W, Accenture, Capgemini, Locaweb, Guia Bolso, IBM, Zup Innovation e Everis recrutam seus profissionais por intermédio da GeekHunter, considerada uma das 100 Startups to Watch em 2020 no ranking da Pequenas Empresas Grandes Negócios. A plataforma de tecnologia, que iniciou suas atividades em 2015 no ramo de Recursos Humanos (HR Tech), é considerada a maior marketplace especializada na contratação de desenvolvedores e engenheiros de software da América Latina, com mais de 500 empresas ativas na plataforma, mais de 6 mil empresas cadastradas e mais de 150 mil profissionais cadastrados.

Todos os anos, 46 mil pessoas se formam na área de TI no Brasil, segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Até 2024, a área de Tecnologia da Informação abrirá 420 mil vagas no país, 40% delas somente no campo de programação. Para completar todas essas vagas previstas seriam necessários 70 mil profissionais. De um lado, estão os recrutadores, interessados em contratar pessoas qualificadas. E, de outro, estão pessoas competentes e prontas para trabalhar, mas que talvez não têm acesso fácil às vagas disponíveis. É aí que entra a GeekHunter.

Como funciona a plataforma

A GeekHunter é 100% gratuita para os candidatos que recebem ofertas e convites de diferentes empresas para avaliarem. O processo é totalmente on-line, e as empresas que o candidato trabalhou antes ou ainda trabalha não conseguem saber se ele está fazendo parte de algum processo seletivo. Já as empresas que gostariam de recrutar, realizam a contratação da GeekHunter através de pacotes ou planos de acesso à plataforma.

A plataforma procura mudar a forma tradicional de buscar trabalho pela internet. Normalmente quando alguém acha uma vaga, ela preenche um formulário, anexa o currículo, escreve algo mais sobre si mesma, e depois envia para a empresa na expectativa de, quem sabe, ser respondida ou não, de chamarem para uma entrevista ou não, e assim por diante. A GeekHunter procura facilitar essa busca fazendo o candidato se cadastrar uma única vez com suas informações, e caso as habilidades se encaixem no que a empresa procura, a empresa que está recrutando é que entra em contato com o candidato.

De acordo com a empresa, a plataforma apresenta uma taxa média de 97% de resposta por parte dos profissionais convidados para processos, acelerando o fluxo de contratações. Enquanto o tempo médio para contratação no Brasil é de 48 dias, na GeekHunter é de 18 dias, graças à tecnologia e ao algoritmo de recomendação que ajuda as empresas a convidarem pessoas com match para as vagas e, por consequência, maior potencial para serem contratadas.

Os profissionais cadastrados são abordados por empresas que provavelmente jamais chegariam até elas a partir de pesquisas em sites de busca, redes sociais e de trabalho. As empresas oferecem convites de entrevistas contendo a descrição da função, salário, benefícios e detalhes da empresa, para só então marcar uma entrevista formal.

Crescimento planejado

A GeekHunter conta atualmente com uma equipe de 87 funcionários espalhados por todo o Brasil, seus negócios basicamente são feitos todos on-line, mas possuem uma sede física. O local escolhido foi num dos principais polos de inovação do Brasil, Florianópolis, no Passeio Primavera. De acordo com o CEO e um dos sócios-fundadores da GeekHunter, Tomás Ferrari, o local “hoje consegue centralizar os maiores encontros de tecnologia da região e nos possibilita estar em contato com os principais stakeholders do mercado de forma muito mais fácil. Além disso, ele está localizado em um espaço muito agradável, com uma excelente infraestrutura, que permite encontros fantásticos com o time, clientes e fornecedores”.

A GeekHunter foi fundada em 2015 por Tomás e pelo seu irmão gêmeo Celso Ferrari, naturais de São Paulo. “Acreditamos que a tecnologia é o meio pelo qual será possível resolver os maiores problemas da humanidade. Nesse contexto, são as pessoas, os agentes protagonistas dessa transformação tecnológica. E a GeekHunter surgiu para garantir que as maiores iniciativas tecnológicas possam contar com a mão de obra qualificada necessária para sua execução”, afirma a dupla, que busca desde o início simplificar o encontro entre recrutadores e profissionais de TI.

Os irmãos percorreram caminhos semelhantes na carreira até fundarem a GeekHunter. Tomás Ferrari é engenheiro graduado pela UFSC e UCLA (University of California, Los Angeles). Atuou em diversos ramos da tecnologia, desde a venda de passagens on-line até com neurociência. É um empreendedor apaixonado por iniciativas de alto impacto, e por esse motivo decidiu criar a empresa. Celso Ferrari é engenheiro mecânico formado pela UFSC, com especialização em empreendedorismo e marketing pela UCLA, é cofundador e diretor de operações da GeekHunter. Iniciou sua jornada empreendedora primeiro como fundador da Lett Insights em 2013 e hoje tem como principal objetivo de carreira desenvolver o mercado de recrutamento por meio da tecnologia, para transformar positivamente a vida de milhares de profissionais.

Com um mercado em constante mutação e expansão, com mais vagas do que profissionais, a empresa move-se de forma acelerada para adaptar-se às mudanças, a partir de processos baseados em metodologias ágeis. Especialmente como as que ocorreram em 2020 a partir da situação de pandemia. Os empreendedores contam que receberam um forte apoio de todo o time para enfrentarem esse período e, como resultado, foram ainda mais fortalecidos. “O ramo de tecnologia acabou muito fortalecido com tantas empresas enxergando a necessidade de estarem presentes no mercado on-line”, destacam. O trabalho remoto igualmente foi mais valorizado, rompendo uma grande barreira no setor de contratações. “Tudo isso fortaleceu muito a GeekHunter e possibilitou a crescer exponencialmente os resultados, os quais devem tornar a empresa quase 4X maior em 2021, do que era em 2020”, apontam. O plano agora é crescer ainda mais, dentro e fora do Brasil. “Estamos muito focados em tornar o produto ainda mais tecnológico e com capacidade de entregar as melhores recomendações de profissionais para os nossos clientes. E também em nossa expansão para o mercado internacional”, dizem os irmãos Ferrari.

Para conhecer mais a respeito e se cadastrar na plataforma, acesse https://www.geekhunter.com.br/

Comentários
Receba novidades do Passeio Primavera: